domingo, 17 de janeiro de 2016

Semana na Escola Ciência Viva: «A Cozinha é um laboratório»

No dia 7 de janeiro fomos para a cozinha do Pavilhão do Conhecimento. Na parede da cozinha estava escrito «A Cozinha é um Laboratório». Lá fizemos madalenas de vegetais. Os ingredientes  principais foram: a cenoura, a curgete, os espinafres e a beterraba.
Aprendemos os nutrientes dos ingredientes que entram nesta receita: proteínas, hidratos de carbono, lípidos, vitaminas, sais minerais e fibras. Os ovos têm proteínas. A farinha faz parte dos hidratos de carbono. O óleo dos lípidos. A cenoura, a curgete, os espinafres e beterraba têm vitaminas, sais minerais e fibras.
Também aprendemos quais são os micro e os macronutrientes. Os macronutrientes são: a água, as proteínas, os hidratos de carbono e os lípidos. Os micronutrientes são: os sais minerais, as vitaminas e as fibras.
Começámos por ler a receita e ver os ingredientes necessários. Já estavam todos em cima da bancada, mas foi preciso medir as quantidades certas para a receita. Usámos a balança para medir os sólidos: o açúcar amarelo e a farinha. Para medir os líquidos usámos os copos medidores ou goblés: o óleo.
Misturámos o açúcar com a farinha. Depois triturámos os legumes, em separado, com uma varinha mágica. Juntámos os legumes triturados e os ovos ao açúcar e à farinha e usámos uma batedeira manual, de manivela, para misturar tudo muito bem.
A “cozinheira cientista”, Ana, e as “cientistas” Lúcia e Alexandra, ajudaram-nos a fazer as “madalenas de vegetais”. Todos gostámos das madalenas que fizemos. Muito obrigada a todos os que nos ajudaram.
(Texto trabalhado pela turma 4.º D)
15/01/2016

Sem comentários:

Enviar um comentário